sábado, 1 de dezembro de 2012

Noite do Samba com Viola Machete



A Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) realiza, com patrocínio da Petrobras, a Festa de encerramento do Projeto Oficinas de Viola Machete, no dia 19 de dezembro de 2012, quarta-feira, às 18h30, na Casa do Samba de Santo Amaro (Rua do Imperador, 01, Centro, Santo Amaro, Bahia).

Durante a festa de encerramento as violas ocuparão o lugar principal. Os alunos vão mostrar um pouco do que aprenderam e os grupos já consolidados, cujos Mestres usam a Viola Machete, farão suas apresentações. Serão mostrados também vídeos com o registro do processo de construção dos instrumentos e um livreto sobre a Viola Machete.

Para abrilhantar, ainda mais a noite de encerramento do Projeto, os grupos de Samba Filhos da Pitangueira, o Filhos da Terra, Raizes Negra do Recôncavo e o Samba Chula de São Braz, que usam a viola Machete, farão apresentações.

Milton Primo (azul) - afinação


A Viola Machete é um instrumento antigo do samba de roda baiano corre risco de desaparecimento. São poucos os exemplares da Viola em utilização e menos ainda o número de pessoas que sabem construir e ensinar como tocar o instrumento.

O projeto faz parte do Plano de Salvaguarda do Samba do Recôncavo Baiano. Consistiu em uma etapa de fabricação de instrumentos – a oficina de lutheria e uma etapa de oficina de toques, quando os músicos e pesquisadores Cássio Nobre e Milton Primo demonstraram aos participantes, cada um com a sua viola na mão, os toque básicos, timbre e a parte mais desafiadora, acompanhar um grupo tocando.

Com o resultado das oficinas, a perspectiva da Associação é que os saberes tradicionais dos praticantes mais idosos do samba, permaneçam, de alguma maneira, presentes nos grupos de samba atuais.

Resumo da Programação

NOITE DE SAMBA COM VIOLA MACHETE
19 de dezembro de 2012 - quarta-feira
CASA DO SAMBA SANTO AMARO

18h30: Abertura com participação de representantes da Petrobras, Diretoria de Música da Funceb, UFRB, UNEB, UFBA, Estaleiro do Paraguassú, IPHAN/BA, Asseba

19h30: Apresentação de resultados - vídeo, livreto e execução musical dos alunos com Cássio Nobre e Milton Primo

20h: Apresentações dos Grupos de Samba Filhos da Pitangueira, o Filhos da Terra, Raízes Negra do Recôncavo e o Samba Chula de São Braz

Saiba mais da ASSEBA e seus projetos: www.asseba.com.br

Um comentário: